top of page
FULLBANNER_JOAO-CARLOS_1240X250PX.gif

Folia segura conheça a prevenção combinada contra ISTs, HIV e hepatites em Mato Grosso do Sul

  • Giovani Antonio
  • 3 de mar.
  • 2 min de leitura

Secretaria de Estado de Saúde orienta sobre medidas para garantir a saúde dos foliões durante o Carnaval
Secretaria de Estado de Saúde orienta sobre medidas para garantir a saúde dos foliões durante o Carnaval

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) reforça, nos primeiros dias de Carnaval, a importância da prevenção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV/Aids e hepatites virais. O uso de preservativos, a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) são fundamentais para garantir a saúde dos foliões.


Durante o Carnaval, quando há grande aglomeração de pessoas, o uso de preservativos é essencial para evitar a transmissão de ISTs, HIV/Aids e hepatites virais B e C. O preservativo deve ser utilizado em todas as relações sexuais, seja oral, vaginal ou anal, para garantir a proteção completa.


“Para quem deseja aumentar a proteção contra o HIV, a Profilaxia Pré-Exposição é uma medida eficaz. Ela deve ser iniciada antes da exposição ao risco e é indicada para pessoas HIV-negativas com risco elevado de infecção. O medicamento está disponível nas unidades de saúde do estado”, explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Galindo Martins Tebet.


“Já a Profilaxia Pós-Exposição é uma medida importante para quem teve exposição ao risco, como a falta de uso de preservativo. A PEP deve ser iniciada até 72 horas após a exposição ao HIV e é oferecida nas unidades de saúde 24 horas do estado, com atendimento de urgência”, complementa.


O Carnaval é uma festa de alegria, mas também exige cuidados com a saúde. A proteção é simples e acessível, e a prevenção é o melhor caminho para evitar complicações futuras. Use preservativo, busque orientação sobre PrEP e, em caso de exposição ao risco, procure atendimento para a PEP.


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul reforça que a prevenção é responsabilidade de todos. Para mais informações sobre a PrEP, PEP e onde encontrar preservativos gratuitos, procure as unidades de saúde próximas.



ree

 

Danúbia Burema, Comunicação SES

Foto: Arquivo/Secom

 Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul


 
 
 

Comments


3 LAGOAS 1240x250.jpg

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok

Seja bem-vindo ao Página do MS,

A notícia do MS em primeira mão!

LOGO PÁGINA DO MS.png
bottom of page